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O que define o fracasso ou sucesso de uma empresa?

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“Por que as empresas fracassam?”. Para novos empreendedores esse é o maior questionamento e impedimento na hora de pensar em abrir uma empresa.

Portanto, nesse post vamos mostrar os maiores causadores de fracasso e sucesso nas empresas que estão começando.

Mas já vamos adiantar uma coisa: as respostas não são tão óbvias. E para resolver e se prevenir é necessário tempo de estudo e análise de mercado.

Vamos então entrar de vez no assunto? Vem comigo!

Por que empresas fracassam?

São diversos os motivos que fazem com que empresas e startups fracassem.

A CB Insights realizou uma pesquisa com 101 empresas que faliram. A pesquisa foi feita da seguinte forma: a CB apresentava vários pontos que fragilizam qualquer empresa. Assim, o entrevistado assinalava os pontos que identificou que ocorreram em sua empresa.

E sabe qual foi o ponto mais votado entre todos os entrevistados? Isso mesmo, falta de clientes.

A conclusão geral foi: as empresas fracassam por não ter demanda de mercado suficiente.

Além disso, muitos apontaram também que a falta de um Modelo e Plano de Negócios bem desenhado, firme e bem aplicado teve muito impacto negativo na empresa.

Outro fator que muitos entrevistados apontaram foi que “o dinheiro acabou”.

Portanto, entrar no mercado sem um planejamento sólido, uma aplicação firme, uma equipe muito bem preparada e com foco absoluto foi o erro da maioria dos empreendedores.

por que empresas fracassam

Poucos clientes, falta de dinheiro, problemas de preço/custo, falta de um bom Plano de Negócios.

Todos esses fatores podemos apontar para uma causa comum muito forte e tirar uma conclusão.

Porque as empresas fracassam? Falta de planejamento.

Planejamento e previsões são a linha guia da sua empresa. Portanto, além do planejamento é necessário o acompanhamento com metas e estimativas.

Assim é sempre possível metrificar exatamente como está o progresso da sua empresa.

Uma boa dica para ajudar na medição de resultado é o uso de softwares corporativos, desenvolvidos especialmente com esse objetivo.

Como conduzir sua empresa ao sucesso

Agora que sabe o porquê as empresas fracassam, você deve estar se perguntando como fazer para obter o sucesso.

Não é um caminho simples, mas existem certos pontos que você deve seguir.

Vamos então conferir alguns passos essenciais para guiar sua empresa rumo ao sucesso? Vem comigo!

Tenha o caminho bem definido

Para chegar ao sucesso é necessário percorrer um caminho.

E para percorrer esse caminho todo nada melhor do que uma espécie de mapa, certo?

Por isso, devemos definir bem as trilhas e caminhos que planejamos seguir até lá.

Obviamente imprevistos irão acontecer e talvez você tenha que mudar os planos uma vez ou outra.

Porém o importante é não se desviar da estrada principal!

Tenha os companheiros certos

De nada adianta ter o caminho bem definido e percorrer sozinho. Além disso, a estrada até o sucesso é uma estrada para viajar acompanhado.

Portanto, tenha sempre ao seu lado os companheiros certos, mantendo as expectativas e ânimos alinhados.

Perder um companheiro pelo caminho sempre é uma experiência ruim. Por isso, tente sempre obter feedbacks e, caso seja necessário, resolver os problemas da melhor maneira possível.

Além disso, não tenha medo de confiar atividades para as pessoas certas.

Se você tem companheiros fiéis no seu barco, confie a eles atividades importantes e cargos de confiança.

Assim, além de criar laços mais fortes com eles, você terá mais tempo e liberdade para se dedicar as tarefas que realmente demandam a sua atenção e presença.

Porém é importante ter cuidado na hora de terceirizar as atividades, nem todas as pessoas estão com os objetivos alinhados com os seus.

Em alguns casos a opção de formar laços com outras empresas pode ser de grande ajuda também.

Mantenha sempre o combustível cheio

Não dá pra viajar de tanque vazio, certo? Como percorrer a estrada até o sucesso sem combustível então?

O combustível do empreendedor é seu ânimo, sua força de vontade, sua disposição.

Por isso se alimente sempre de coisas positivas e mantenha seu combustível sempre cheio. Sabemos que não são todos os dias que são bons, mas até mesmo nos dias ruins é possível tirar algo proveitoso (mesmo que seja um aprendizado).

O combustível do empreendedor não é palpável, mas está na sua mentalidade e não pode ficar vazio. É sempre necessário encher o tanque!

A velocidade também é importante

Muitas vezes o medo e o nervosismo fazem com que decisões e ideias sejam adiadas.

E quantas vezes você ouviu aquela frase “tive tal ideia mas fulano fez primeiro”?

Pessoas tem ideias a todo o momento, por isso não é raro que alguém tenha ideias parecidas com as suas.

Portanto, pra não perder esse “prazo de validade” da ideia, comece a agir o mais rápido possível.

Não deixe de fazer as coisas na sua velocidade, mas tenha em mente que as vezes é necessário acelerar um pouco, e as vezes é necessário reduzir também.

O guru do marketing digital, Neil Patel, diz que todos os empreendedores fracassam, mas que é necessário tirar vantagem disso.

Por isso não tenha medo de errar. É normal errar e se deparar com situações desafiadoras.

Saiba tirar o melhor de cada situação e aprender sempre, sem deixar que seus erros que derrubem e te deixem no chão.

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