Blog
Notícias, dicas e tutoriais.

Indicadores de qualidade para avaliar uma empresa de terceirização de serviços

Indicadores de qualidade na terceirização de serviços são muito importantes na hora de avaliar o serviço prestado.

Mais que isso, eles servem também para avaliar se a empresa prestadora de serviços realmente entrega o que prometeu.

Portanto é importante estar sempre atento e usá-los da maneira correta. Com eles é possível até consultar o histórico da empresa e, desse modo, evitar fechar contrato com uma empresa de má qualidade.

Vamos então descobrir o que são esses famosos indicadores?

O que são indicadores de qualidade?

Indicadores de qualidade são métricas e parâmetros (que nem sempre podem ser representados em números) e avaliam se um serviço ou produto é bom ou não.

Funciona como uma espécie de teste de qualidade e comparação. Definimos quais são os indicadores que vamos usar, escolhemos um objeto de estudo (um serviço, produto ou empresa) e aplicamos os indicadores sobre ele.

Desse modo podemos metrificar a satisfação e até atribuir uma nota ao que foi avaliado.

Eles também são conhecidos como KPI’s: key performance indicators (ou indicadores-chave de desempenho).

Por que usar os indicadores de qualidade na terceirização de serviços?

Os indicadores são muito importantes para medir o nível de satisfação com o serviço prestado.

Eles também possibilitam uma avaliação sobre a empresa prestadora de serviços também.

Deixar o serviço ser feito sem uma metrificação do resultado impede que você realize, no futuro, uma comparação precisa.

Afinal, é importante saber os indicadores para comparar e saber se a empresa que está prestando serviços para você é realmente a melhor opção.

Vamos então conhecer os principais indicadores de qualidade na terceirização de serviços.

1. Satisfação Interna

Antes de tudo é importante metrificar a satisfação interna.

O serviço prestado agradou a você? Os colaboradores da sua empresa se sentiram satisfeitos? Os colaboradores da terceirizada estavam animados com a prestação do serviço?

Esse é o mais importante dos indicadores de qualidade na terceirização de serviços. Pois de nada adianta um serviço agradar os clientes mas não satisfazer os seus colaborares.

Ou até mesmo satisfazer os colaboradores, mas não a você.

Por isso em todos os âmbitos o serviço deve ser bem prestado e gerar percepção de valor em todos que interagem com ele.

2. Percepção de Qualidade

O segundo indicador que vamos abordar é a percepção de qualidade.

Um serviço bem prestado gera em todos uma percepção natural de qualidade. Desde o atendimento ao cliente até a entrega final do serviço.

E isso deve ocorrer de forma natural, de nada adianta um serviço ser bem feito se o prestador tem que a todo momento apontar as qualidades, sem que elas sejam percebidas de forma espontânea.

Portanto, um serviço bem prestado deve, logo de cara, gerar no cliente uma grande satisfação por estar envolvido com ele.

3. Produtividade

Agora vamos falar de um indicador comum: a produtividade.

Produtividade é quanto pode ser produzido em determinado espaço de tempo. Usando a produtividade para medir o desempenho da limpeza, por exemplo, podemos calcular quanto tempo levaria para limpar bem um escritório.

E com esse dado conseguimos calcular o tempo que levaria em um andar de escritórios e assim por diante.

Portanto, saber a produtividade é importante para medir se o resultado, em quantidade, está sendo entregue de acordo com o esperado.

4. Pós-Venda

Outro importante indicador de qualidade é o pós-venda. Um prestador de serviços qualificado, aquele que sabe que seu serviço é bom, com certeza oferece um excelente pós-venda.

Uma ligação de follow-up, um e-mail com agradecimentos, o ato de se colocar a disposição do cliente. Tudo isso faz parte de um pós-venda bem feito.

Além disso, garantias de satisfação, atendimento rápido (mesmo depois da venda ter sido concretizada) e acompanhamentos para saber se o serviço está sendo entregue conforme o esperado também são características importantes.

E para ele é extremamente vantajoso fazer isso, já que se o seu serviço é bom e agrada ao cliente, o pós-venda tem grandes chances de gerar outro contrato ou solicitação de serviço.

Em nosso blog temos outros artigos sobre gestão que podem ajudar você, confira:

É extremamente importante saber bem quais são os indicadores de qualidade. Isso ajuda a saber se você está sendo bem atendido ou não pela prestadora de serviços.

Ajuda também a identificar caso algo esteja diferente do que foi contratado. E, se for o caso, saber a hora de mudar de prestadora de serviços.

Agora que você conhece os principais indicadores de qualidade na terceirização de serviços não tem mais como errar na contratação!

A Nova Service tem a solução ideal para você, somos a única empresa de gestão individual de cliente. Quer falar com um de nossos consultores? Clique aqui!

Comentários estão fechados.

Nós respeitamos sua privacidade. Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entenda como funciona em nossa Política de Privacidade ENTENDI