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Como desenvolver uma comunicação mais clara?

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Se comunicar claramente é um dos pilares para o bom andamento das atividades nas empresas.

Com o crescimento da modalidade de home office, algumas empresas sentiram sua produtividade diminuindo.

Em alguns casos isso se deve a falta de clareza na hora de comunicar.

Neste artigo vamos falar mais sobre a comunicação e como desenvolver uma mensagem que é compreendida por todos. Vem comigo!

A comunicação no home office

Muitos gestores viram a produtividade do seu time diminuir com o início do home office. Um dos fatores que podem ter impactado nesse sentido é a comunicação.

A modalidade de home office ganhou muita força nos últimos meses.

E manter uma boa comunicação entre a equipe se tornou essencial para alcançar bons resultados.

Por isso, é muito importante que uma comunicação clara e objetiva seja adotada por todos.

Se comunicar claramente independente do canal de comunicação

Existem dois tipos de comunicação: síncrona e assíncrona. Você sabe dizer a diferença?

A comunicação síncrona é aquela em que estamos em contato direto com a pessoa, ou seja, ela ouve e recebe a nossa mensagem no mesmo instante.

Essa comunicação pode ser feita via telefone, reuniões ou presencialmente.

A comunicação assíncrona é aquela em que os envolvidos na comunicação podem ir respondendo as mensagens na medida em que tiverem tempo disponível.

São as conversas por WhatsApp, e-mail, Telegram, direct, entre outros.

Esse tipo de comunicação hoje em dia está sendo muito mais usada em virtude do home office.

No entanto, na comunicação assíncrona estar online não significa estar à disposição.

Isso porque a pessoa do outro lado pode estar ocupada, realizando alguma tarefa ou um assunto mais importante.

Para manter uma boa comunicação entre o time e não atrapalhar na produtividade o mais indicado é manter uma comunicação assíncrona.

Mas uma comunicação assíncrona em que as mensagens sejam objetivas (não mande apenas um “oi, tudo bem?” foque diretamente no assunto).

Portanto, lembre-se que ser assertivo irá economizar o tempo e manter um bom diálogo entre o time.

Listamos então algumas dicas para você se comunicar claramente. Confira!

Defina claramente o objetivo da sua comunicação (o que exatamente você quer falar)

Antes mesmo de se comunicar, estabeleça o objetivo da sua comunicação.

Então, pense exatamente o que você quer comunicar. O que você pretende atingir com ela?

A partir disso, estabeleça o caminho para chegar até o objetivo, mas lembre de não desviar dele.

Tenha clareza na sua comunicação

Se comunique de forma clara!

Seja direto, sem dar muitas voltas, e seja específico também.

Então se você precisa de um relatório de fluxo de caixa da empresa no mês vigente, no formato padrão, até as 17h do dia de hoje, comunique isso!

Adapte sua mensagem para quem vai te ouvir (e tenha empatia, você está falando com outro ser humano!).

Muitas vezes transmitimos nossa mensagem de uma forma que é entendida somente por nós mesmos.

Portanto, para alcançar mais clareza na comunicação, adapte sua mensagem para o ouvinte.

Se o ouvinte não é da sua área de atuação, por exemplo, usar termos técnicos não faz sentido.

Por isso, pense sempre em adaptar a sua mensagem para quem vai ouvi-la.

Leia também: Como desenvolver a inteligência emocional?

Como anda a comunicação no seu ambiente de trabalho? Você teve dificuldades em se comunicar no home office?

Conta pra gente nos comentários!

E se quiser mais artigos sobre esse assunto, confira nosso blog!

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