Blog
Notícias, dicas e tutoriais.

Serviço de limpeza em saúde: quais os 5 cuidados mais importantes?

0

Serviço de limpeza em saúde tornou-se ainda mais criterioso após o início da pandemia do novo coronavírus.

As empresas precisaram reforçar as suas ações e manter todos os ambientes impecavelmente higienizados, sem risco de infecções diversas para funcionários e pacientes em circulação.

Conhecer quais são os cuidados mais importantes para esse tipo de limpeza, é uma forma de selecionar melhor a sua empresa terceirizada.

Listamos os cinco critérios indispensáveis, que todo serviço de limpeza em saúde precisa ter para ser considerado excelente e estar dentro dos padrões da vigilância sanitária. Veja. 1 – Conhecimento técnico no serviço de limpeza em saúde

1 – Conhecimento técnico no serviço de limpeza em saúde

É muito importante que o serviço de limpeza em saúde seja realizado por uma empresa especializada no setor. Pode soar redundante, mas não é.

Ainda é grande o número de organizações que não se atentam para essa questão. As justificativas vão do custo do serviço até a facilidade de encontrar a excelência necessária.

O conhecimento técnico evita falhas e, consequentemente, riscos. Por isso, seja muito criterioso na hora de terceirizar a limpeza da empresa de saúde.

2 – Descarte correto de insumos

Somente profissionais devidamente treinados para o serviço de limpeza em saúde, saberão como fazer o descarte correto de insumos de clínicas, hospitais e laboratórios, por exemplo.

Algumas dessas matérias orgânicas podem ser muito tóxicas e o manuseio errado traz grandes problemas, tanto para o funcionário como para o meio ambiente.

Há diversas certificações que a empresa pode oferecer, comprovando a capacitação necessária para esses casos. Verifique com o prestador de serviço essa possibilidade.

3 – Uso correto de EPIs

O uso de EPIs é muito necessário em serviço de limpeza em saúde. Reforçamos os riscos de contaminação que citamos no tópico acima, além de proteger o corpo contra queimaduras e outras reações no manuseio de produtos químicos.

Uma empresa terceirizada em limpeza para a saúde saberá dessas necessidades, assim como orientará os seus colaboradores quanto aos cuidados e manutenção desses equipamentos.

Os EPIs ainda representam um custo elevado para as empresas de saúde e são de uso obrigatório. Além disso, precisam passar pela Anvisa. Todos esses cuidados já são tomados previamente pelo prestador de serviço, não trazendo o ônus para a sua organização.

4 – Preocupação com a postura profissional

O serviço de limpeza em saúde exige uma postura profissional do colaborador ainda maior. Isso ocorre, principalmente, se a terceirização for para hospitais, por causa da circulação em leitos.

É necessário seguir algumas éticas e regras de etiqueta quanto ao tom de voz, higiene pessoal, uso de maquiagem, discrição, etc.

Toda a equipe deve passar por um crivo em relação a esses aspectos.

5 – Preparação para tempos críticos

Por mais que sejam pouco consideráveis, há alguns tempos críticos na saúde e a prestadora de serviço precisa treinar devidamente os seus profissionais.

Vejamos o exemplo da pandemia do coronavírus. Há uma atenção muito maior com as ações de higienização do espaço e precauções para cuidados pessoais, contra contaminações.

Percebemos que alguns hospitais precisaram demandar de treinamento especial, visto que sua equipe não estava preparada para enfrentar o surto.

A Nova Service está preparada para prestar um rigoroso trabalho de limpeza e conservação para o mercado hospitalar. Para saber mais, entre em contato conosco que teremos o prazer em atendê-lo!

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Nós respeitamos sua privacidade. Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entenda como funciona em nossa Política de Privacidade ENTENDI