Dicas para não errar na implantação da empresa de limpeza terceirizada

A implantação da empresa de limpeza terceirizada (e até mesmo de terceirizadas de outros segmentos) é um momento de muita importância na hora de construir uma boa parceria entre contratada e contratante.

Neste post vamos detalhar o que é e como fazer a implantação da uma empresa de limpeza terceirizada, onde é comum que muitos empresários se sintam perdidos.

Porém, antes de fazer a implementação você precisa escolher uma empresa, certo?

Então vamos rapidamente falar primeiro sobre como escolher a empresa de limpeza terceirizada da forma correta.

Como escolher a melhor empresa de limpeza terceirizada 

Antes de tudo o primeiro passo é escolher uma empresa de limpeza terceirizada de confiança.

Assim, é preciso analisar alguns pontos antes de fechar o contrato.

E é importante também que você tenha conhecimento de como funciona o processo de terceirização.

Listamos alguns para te ajudar na escolha da empresa certa, confira!

Certificar que a empresa pode oferecer esse tipo de serviço

O primeiro passo é conferir a inscrição de CNPJ da empresa. Você pode usar o Google mesmo, é só pesquisar o nome da empresa e consultar a sua inscrição.

Após isso, é importante conferir se a atividade que a empresa vai prestar para você está registrada no CNPJ dela.

Você pode consultar também diretamente pelo número do CNPJ caso tenha ele em mãos.

Caso não esteja, a empresa está exercendo a atividade de forma ilegal. Caso esteja, você pode prosseguir pro próximo passo.

Exigir Nada Consta e Certidões Negativas

O próximo passo é pedir para o representante da empresa fazer o envio da Certidão Negativa ou Nada Consta.

Essa certidão é importante para entender a saúde financeira da empresa e saber se ela não possui débitos pendentes.

Uma empresa de limpeza terceirizada com a saúde financeira em estado ruim tem chances de fechar e acabar te deixando na mão.

Forma de contratação dos trabalhadores

O próximo passo para avaliar uma empresa de limpeza terceirizada é saber sobre a forma de contratação dos colaboradores.

Eles devem ser contratados com carteira assinada, ter todos os seus direitos pagos em dia e estarem protegidos pela CLT.

Os trabalhadores terceirizados tem direitos como todos os outros trabalhadores e esses direitos devem ser respeitados, independente da modalidade que o serviço é prestado (terceirizado ou direto).

Exigir comprovação de pagamentos aos funcionários

Por fim, você deve pedir ao representante da empresa uma comprovação de pagamento dos funcionários.

Essa comprovação pode ser feita com a apresentação do contracheque assinado pelo colaborador e apresentação da GPS (Guia da Previdência Social, que se refere ao INSS).

Caso os funcionários não estejam sendo pagos em dia, e a empresa feche por algum motivo, o condomínio é quem se torna responsável por pagar todas essas dívidas aos colaboradores.

Infelizmente existem empresas má intencionadas, e elas podem fechar o CNPJ e sumir. Já o condomínio não pode fazer isso e vai estar sempre no mesmo lugar.

Portanto, cobre da prestadora de serviços essas garantias para não ter problemas futuros.

Sobre a implantação da empresa de limpeza terceirizada

Agora que você já sabe como escolher uma empresa de qualidade, vamos para o próximo passo.

Depois de fechar contrato com a empresa, a implantação precisa ser feita de forma correta.

Uma implantação bem feita garante que todos os colaboradores se sintam melhores no ambiente de trabalho e, consequentemente, produzam mais.

Ah, e vale também lembrar que o guia serve para a implementação de uma empresa terceirizada de qualquer serviço. Não apenas o de limpeza.

O que é a implantação da uma empresa de limpeza terceirizada

O processo de implantação é a fase onde acontece o primeiro contato entre os gestores de equipe.

Antes disso, você deve planejar o cronograma de implementação antecipadamente. Geralmente o planejamento é feito com, no mínimo, 20 dias de antecedência.

Com esse prazo é possível mapear bem todos os pontos que precisam ser atendidos e revisar diversas vezes.

Assim nenhuma atividade fica de fora ou esquecida do planejamento.

Nele devem estar descritas as tarefas que vão ser realizadas por cada colaborador (descritas minuciosamente e contemplando todas as atividades, por menores que sejam) e definidas algumas metas para os primeiros períodos de prestação de serviços.

Por isso, é importante que você lembre a todos o que diz o contrato. Lembre de tudo que foi escrito nele na hora de fechar o acordo.

E delegue de maneira bem específica qual será a função de cada equipe e cada gestor.

Além disso, esse é o momento ideal para definir rotinas e, se for o caso, realizar capacitações dos colaboradores e treinamentos práticos.

Depois de relembrar os pontos e definir as atividades de cada equipe, é hora de dar uma atenção especial aos colaboradores.

O gestor deve descrever as funções de cada colaborador e acompanhar de perto os primeiros momentos da realização do trabalho.

Vale também manter por perto o gestor da empresa contratante.

Assim, sempre alguém estará por perto para dar apoio e informações quanto ao serviço prestado (caso seja necessário).

Quanto tempo leva a implantação da empresa de limpeza terceirizada?

O tempo necessário para o processo de implantação da empresa de limpeza terceirizada varia de caso para caso.

Já que ele depende do empenho dos gestores envolvidos no projeto e da velocidade em que os colaboradores vão se adaptar a nova realidade.

Além disso, a complexidade do projeto pode também influenciar no tempo necessário para a implementação.

Por isso é difícil prever com exatidão quanto tempo leva para realizar o processo todo, e por isso é importante definir antecipadamente um planejamento de implementação bem feito.

Assim é possível acompanhar os resultados e realizar mudanças (caso seja necessário) para atendermos a todas as expectativas.

É importante também ter pequenas metas para que seja possível acompanhar o desenvolvimento da equipe.

Mas apenas com algumas poucas semanas de trabalho na implantação já é possível ver os resultados aparecendo.

Porém mantenha o processo até que você sinta que tudo está perfeitamente alinhado.

Resultados de uma boa implantação

A implantação da empresa de limpeza terceirizada é um processo que pode ser trabalhoso mas com certeza vale a pena o tempo investido.

Ao fazer de maneira correta a implantação conseguimos inserir os novos colaboradores no ambiente de trabalho e fazer com que eles se sintam parte de um grande time.

Além disso, acompanhando de perto desde o início, conseguimos instruir de maneira correta e conduzir o colaborador pelo melhor caminho.

Desse modo podemos alinhar a cultura dos novos colaboradores com a cultura da empresa.

Ainda conseguimos também reduzir a resistência por parte dos colaboradores da empresa contratante, criando um ambiente positivo para todos.

E conseguimos também aumentar consideravelmente a produtividade, já que o novo colaborador não teve uma curva de aprendizagem negativa e demorada, recebendo todas as instruções já nos primeiros dias.

Procurando a solução ideal para a sua empresa? A Nova Service é a única do mercado que possui soluções personalizadas para cada cliente.

Fale com um de nossos consultores!

dicasempreendendorismogestãolimpezaterceirização
Comentários (12)
Adicionar Comentário