“Como contratar uma empresa terceirizada para o meu condomínio?” Essa é uma dúvida frequente entre os síndicos.
Uma empresa terceirizada é uma grande aliada na hora de fazer a gestão do condomínio.
Já que a empresa contratada se responsabiliza pela escala dos funcionários, uniformes, reposições, encargos fiscais.
Enfim, todas as dores de cabeça que temos na hora de contratar alguém.
Porém devemos escolher com cuidado.
Por isso, nesse post separamos dicas para você escolher a melhor terceirizada para o seu condomínio. Vamos conferir?
Certificar que a empresa pode oferecer esse tipo de serviço
Antes de mais nada, é preciso saber se a empresa está apta a realizar esse tipo de serviço.
Para isso devemos consultar o CNPJ da empresa em questão.
A partir disso, é preciso conferir as atividades que a empresa está licenciada para exercer.
Caso as atividades que envolvam prestar serviços estejam entre as atividades descritas, a empresa está apta a prestar os serviços.
Esse passo é importante pois muitas empresas exercem atividades diferentes das que estão descritas em seu registro.
Isso é uma forma de burlar o sistema de impostos, gerando concorrência desleal.
Já que fazendo isso a empresa oferece preços muito mais baixos que os concorrentes.
Porém contratar empresas dessa natureza é muito perigoso.
O condomínio pode acabar sendo envolvido em processos junto com a empresa.
Exigir Nada Consta e Certidões Negativas
Outro ponto importante são os documentos de Nada Consta e Certidões Negativas.
Esses são importantes para entender melhor sobre o passado da empresa.
Saber se ela está em débito, se há algum processo ou se ela responde legalmente por algum motivo.
Forma de contratação dos trabalhadores
Pode parecer óbvio, mas não é.
Todos os colaboradores que prestarem serviços no seu condomínio ou empresa precisam estar de carteira assinada.
Mesmo que o trabalhador seja um folguista.
Ou esteja apenas cobrindo alguém que, por algum motivo, teve que faltar.
Ele também deve ter carteira assinada.
Isso porque caso algum acidente aconteça o condomínio que vai responder!
E imagine em casos extremos (como por exemplo ter que pagar pensão vitalícia), tudo vai recair sobre o condomínio.
Portanto, qualquer pessoa que se for prestar serviços no seu condomínio deve apresentar a CTPS assinada.
Guardar documentações e recibos de todos os pagamentos realizados
Um fator importante na terceirização é garantir que a empresa terceirizada está pagando de forma correta os colaboradores.
Porém, além disso, devemos também guardar os comprovantes de pagamentos feitos a contratada.
Desse modo, podemos provar que o pagamento foi feito da maneira certa.
Isso evita futuros problemas. Caso algum trabalhador recorra a Justiça, o condomínio está protegido.
Isso só é possível quando temos os comprovantes de pagamento para apresentar.
Exigir comprovação de pagamentos aos funcionários
Outro ponto importante é exigir da prestadora de serviços os comprovantes de que os colaboradores estão sendo pagos da maneira correta.
Por isso, a cada três meses, peça um atestado do INSS com a comprovação dos pagamentos trabalhistas dos funcionários.
Além disso, é também um bom hábito buscar informações sobre a situação da empresa contratada junto às entidades de classe.
Agora você já está por dentro de tudo que precisa saber sobre como contratar uma empresa terceirizada para o seu condomínio!
E a Nova Service tem a solução ideal para você!
Somos a única empresa que trabalha com contratos exclusivos para cada cliente, de acordo com as necessidades de cada um.
Quer fazer um orçamento? Entre em contato com um de nossos consultores!