Como economizar na contratação de funcionários?
Existem algumas dicas que economizam bastante tempo e dinheiro na hora de escolher o colaborador.
Por isso, hoje vamos entender melhor como acertar na contratação de um funcionário e diminuir a rotatividade na sua empresa.
Vamos lá?
Descreva muito bem a vaga
É comum usarmos descrições prontas e genéricas na hora de anunciar a vaga.
Mas não caia nesse erro.
O investimento de tempo na hora de descrever bem a vaga traz um grande retorno.
Isso porque as realidades das empresas são diferentes entre si.
Vamos usar como exemplo um Auxiliar Administrativo.
Em uma determinada empresa ele pode ser responsável apenas por arquivar e organizar documentos.
Mas em outra companhia pode ser responsável por alimentar e manter o controle de planilhas.
E ainda, em uma terceira empresa, ele pode ser responsável por gerenciar e realizar o pagamento de salários, férias, FGTS, etc.
Por isso é importante descrever bem, além da vaga que está disponível, quais serão as atribuições do colaborador.
Use a tecnologia
Aqui vai uma dica de ouro sobre como economizar na contratação de funcionários: use bastante a tecnologia.
Muitas etapas do processo seletivo podem (e devem!) ser feitas online.
Se a tecnologia nos permite até o trabalho em home office, por que não utilizar também na contratação?
Isso evita que os candidatos tenham que se deslocar até o local da entrevista, facilitando a presença de todos.
Além disso, economiza também tempo do entrevistador.
Já que ele não precisa estar livre trinta minutos antes da entrevista para se preparar.
Assim, o entrevistador pode deixar a reunião toda agendada e esquematizada e se conectar em um minuto.
Muito mais prático, concorda?
Faça uma filtragem prévia dos candidatos
Ainda falando sobre usar a tecnologia, é possível usarmos plataformas para realizar uma pré-seleção dos candidatos.
Isso é possível com o uso de sites e plataformas que oferecem suporte a algum tipo de teste.
Podemos então criar uma pequena prova ou teste de conhecimento.
E dizer para a plataforma que queremos conhecer apenas os candidatos aprovados no teste.
Desse modo, fazemos uma pré-seleção e ficamos só com os candidatos que já possuem o conhecimento exigido.
Faça boas dinâmicas em grupo
Outra boa dica de como economizar na contratação de funcionários é realizar boas dinâmicas.
As dinâmicas servem para avaliar as habilidades pessoais de cada participante.
Porém as dinâmicas não precisam ser chatas e sempre as mesmas.
Portanto, a dica aqui é criar uma dinâmica que combine com o perfil da sua empresa!
E então, a partir dela, avaliar as capacidades de cada candidato.
Por isso, seja criativo!
Ah, e vale lembrar que as dinâmicas podem ser feitas online também.
Assim conseguimos, mais uma vez, cortar gastos de tempo e recursos.
Considere a terceirização
Uma ótima sugestão para economizar na contratação de funcionários é terceirizar.
A terceirização traz muitas vantagens competitivas para a empresa.
Já que a responsabilidade por todo o processo de contratar um colaborador fica a cargo da empresa contratada.
Além disso, ela se responsabiliza por reposição de funcionários, recrutamento, treinamento, despesas com uniformes, encargos fiscais.
Por isso, a terceirização é sempre uma boa opção a ser considerada nas empresas.
Invista no recrutamento interno
Ninguém melhor para preencher um cargo na sua empresa do que um bom funcionário que já está na empresa.
O trabalhador que já está na empresa já conhece os valores, missão e visão da empresa.
Portanto, também já está adaptado ao ambiente e conhece os outros trabalhadores.
Por isso, considere investir em treinamento para promover um colaborador que já está na sua empresa.
Essa é mais uma dica para economizar na hora de contratar funcionários.
Aceite indicações
Outra dica que vai valorizar os seus colaboradores é aceitar indicações.
Além de economizar tempo tendo que procurar alguém que seja adequado ao perfil, abra oportunidades para indicações.
Você pode também pedir que a pessoa indicada faça mesmos testes e provas que falamos antes.
Assim é possível conferir se o perfil do candidato está alinhado com o que você busca.
Defina um processo facilmente replicável
Definir um processo replicável é a chave para economizar.
Quando você define um processo, não é preciso mais investir tempo para descobrir o que realmente funciona.
Portanto, definir um processo que seja fácil de replicar é muito importante.
Depois disso, você pode ensinar o processo para todos os responsáveis do setor de RH.
Assim, fica fácil de não errar mais na hora de contratar os funcionários.
E você, usa algum segredo na hora de contratar?
Conta pra gente nos comentários!
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