A importância da mão de obra qualificada é um tema relevante em todos os negócios.
A qualidade da mão de obra é o carro chefe da companhia.
Um serviço bem prestado, o produto bem feito, e até o carinho no atendimento ao cliente são fatores que definem o sucesso da empresa.
Mas muitas vezes os recrutadores e empreendedores buscam por candidatos que possuem pretensão salarial mais baixa e pouco conhecimento.
Eles acreditam que desta forma todo mês estarão economizando recurso financeiro.
Essa estratégia possui diversas falhas, entre elas podemos citar que o profissional mais qualificado irá realizar as atividades com maior aproveitamento de tempo e recursos.
Além disso, sua experiência e vivência trazem para dentro da empresa uma bagagem de conhecimento em solução de problemas.
Esse colaborador que já vivenciou diversos problemas anteriormente apresenta soluções alternativas e mais eficientes para cada situação.
Vamos conhecer alguns pontos positivos e a importância da mão de obra qualificada?
1 – Recursos
O profissional qualificado sabe aproveitar da melhor maneira o tempo e recursos dispostos.
Vou te dar um exemplo: uma pessoa que já fez a limpeza de um escritório muitas vezes já sabe até a quantidade necessária de desinfetante que irá utilizar no serviço.
Ou seja, contratar um profissional que já é habituado com o processo de limpeza é vantajoso para a empresa.
Por outro lado, um outro indivíduo que vai fazer pela primeira vez e não possui qualificação não tem a menor ideia de quanto de desinfetante deve usar.
Sendo assim, muitas vezes esse fator leva a um enorme desperdício de recursos.
2 – Segurança
Outro fator diferencial da mão de obra qualificada é a preocupação com segurança.
Quando o colaborador está habituado ao serviço ele já sabe exatamente onde o perigo mora.
E por ter esse conhecimento o cuidado nessas áreas é dobrado.
Ao contrário disso, o colaborador leigo e desavisado não tem conhecimento de quais fatores representam uma ameaça pra ele.
Quer ver outro exemplo? Se profissional da área de construção civil estiver passando na rua e ver uma construção de um edifício sem guarda-corpo e tela de proteção, instantaneamente, irá prestar atenção e provavelmente passar longe.
Por outro lado, um pedestre desavisado que não tem esse conhecimento vai passar sem perceber e correr o risco de sofrer um acidente.
3 – Manuseio de ferramentas
Outro ponto positivo na mão de obra qualificada está relacionado ao uso das ferramentas necessárias para o processo.
Visto que certas ferramentas são muito custosas, elas precisam de alguns cuidados específicos para sua utilização correta.
Assim, o profissional qualificado, que já tem esse conhecimento, com certeza vai usar a ferramenta de forma muito mais eficaz que o profissional sem conhecimento.
Além disso, existe sempre a possibilidade de a ferramenta sofrer danos e ferir o colaborador que está executando o serviço.
Portanto mais uma vez o uso incorreto pode colocar em perigo a segurança dos colaboradores.
4 – É um meio de fugir da crise
Todos sabemos que a economia tem altos e baixos, certo?
Assim como estamos em um período de incerteza agora, já estivemos antes.
Uma das maneiras de fugir da incerteza sem perder o posto de vendas é manter o serviço ou produto com o mesmo, ou ainda elevar, o nível de qualidade.
Mas sabemos que fazer isso não é uma tarefa fácil. E nesse ponto a importância da mão de obra qualificada é um grande destaque.
Por isso a terceirização é uma opção extremamente viável, já que você pode incluir colaboradores altamente capacitados na sua equipe sem ter que investir em qualificação, treinamento, recrutamento e outros processos da contratação.
Gostou das dicas? A Nova Service tem a solução ideal para a sua empresa! Entre em contato conosco e converse com um de nossos especialistas.
Comentários estão fechados.